BannerFans.com

17 julho 2009

FOTOS QUE FIZERAM HISTÓRIA


Protesto silencioso - Thich Quang Duc, nascido em 1897, foi um monge budista vietnamita que se sacrificou até a morte numa rua movimentada de Saigon, em 11 de junho de 1963. Seu ato foi repetido por outros monges. Enquanto seu corpo ardia sob as chamas, o monge manteve-se completamente imóvel. Não gritou, nem sequer fez um pequeno ruído. Thich Quang Duc protestava contra a maneira como a sociedade oprimia a religião Budista Há quem diga que, durante a cremação, seu coração manteve-se intacto, motivo pelo qual foi transladado sob os cuidados do Banco de Reserva do Vietnã, como relíquia.




"Rebelde Desconhecido", alcunha atribuída a um jovem anônimo que se tornou internacionalmente famoso ao ser gravado e fotografado em pé, em frente a uma linha de vários tanques, durante a revolta da Praça de Tiananmen, de 1989, na República Popular Chinesa. Foto de Jeff Widener.




A menina do Vietnã - Em 8/7/1972, um avião norte-americano bombardeou a população de Trang Bang, com napalm. Ali se encontravam Kim Phuc e sua família. Com sua roupa em chamas, a menina de nove anos corria em meio ao povo desesperado e, no momento em que suas roupas tinham sido consumidas, o fotógrafo Nic Ut registou a famosa imagem. Depois, Nic levou-a para um hospital, onde ela permaneceu por 14 meses, sendo submetida a 17 operações de enxerto de pele.


Mãe cruza o rio com os filhos, durante a guerra do Vietnã, em 1965, fugindo da chuva de bombas americanas.



A famosa foto de Che Guevara, conhecida formalmente como "Guerrilheiro Heróico", foi tirada por Alberto Korda em 5/3/1960, quando Guevara tinha 31 anos, num enterro de vítimas de uma explosão. Somente foi publicada sete anos depois. O Instituto de Arte de Maryland, EUA, denominou-a "a mais famosa fotografia e maior ícone gráfico do mundo do século XX". Acredita-se que seja a imagem mais reproduzida de toda a história.




A menina Afegã - Sharbat Gula foi fotografada quando tinha 12 anos, pelo fotógrafo Steve McCurry, em junho de 1984. Foi no acampamento de refugiados Nasir Bagh, do Paquistão, durante a guerra contra a invasão soviética. A expressão do rosto e o impacto dos olhos verdes a colocaram na capa da National Geographic, em junho de 1985. No entanto, naquele tempo ninguém sabia o nome da garota. O mesmo homem que a fotografou realizou uma busca à jovem, que durou exatos 17 anos. Em janeiro de 2002, encontrou a menina, já uma mulher de 30 anos, e pôde saber seu nome. Sharbat Gula vive numa aldeia remota do Afeganistão.



Execução em Saigon - "O coronel assassinou o preso, mas eu assassinei o coronel com minha câmera". Teriam sido palavras de Eddie Adams, autor da foto, que mostra o assassinato a sangue-frio, em fevereiro de 1968, de um guerrilheiro do Vietcong, pelo chefe de polícia de Saigon. Adams foi correspondente em 13 guerras e por esta foto ganhou um prêmio Pulitzer.
.

Nenhum comentário: