BannerFans.com

20 abril 2011

A FANTÁSTICA FOTO DE 26 GIGAPIXELS



Uma das recentes maravilhas da fotografia é a foto de 26 gigapixels. A foto panorâmica da cidade alemã de Dresden (de 2009 e com 26 gigapixels) marcou a quebra do recorde de imagem com maior definição disponível no mundo. A imagem não foi feita em uma única captura, mas o processo, embora seja simples, não deixa de ser impressionante. Foi utilizada uma Canon EOS 5D Mark II de 21 megapixels de resolução máxima. As imagens foram feitas em um único dia, durante 3 horas de trabalho. Para facilitar a movimentação do equipamento, foi utilizado um robô para que os ângulos da captura fossem corretos. Foram capturadas 1.655 imagens em resolução máxima. Todas essas imagens ocuparam um espaço de mais de 100 GB.
A lente foi uma Canon 400mm série L, com diafragma em f/5,6. A etapa mais complexa foi montar a imagem final. Utilizou-se um computador com 16 processadores, 48GB de memória e espaço em disco de 4,5 TB. Ao final, foi obtida uma imagem com 61 GB de tamanho. Se fosse impressa em qualidade fotográfica, a imagem mediria 105 X 35 metros. Apesar do aparente exagero, o fato é que cada vez mais empresas vêm utilizando esse tipo de fotografia panorâmica em publicidade. Contudo, nesse nível de resolução ainda é incomum.
Para entender melhor a imagem de 26 gigapixels, faça um passeio pela foto de Dresden. A resolução é altíssima, mas o carregamento da página é rápido. Siga os passos abaixo:
Clique aqui para abrir a página
Espere carregar a foto maior (panorâmica)
Em seguida, escolha um dos detalhes, na barra inferior, e clique nele para ver o nível de detalhamento da imagem.
Agradecimentos: Arthur Pedreira.

Nenhum comentário: