BannerFans.com

19 dezembro 2009

UMA VOZ PODEROSA NA NOVA SAFRA



Se você quiser ouvir uma voz poderosa e promissora da nova safra de intérpretes brasileiros, procure por esse nome: Patrícia Camin.

Recentemente, comentei neste Blog sobre uma intérprete que vem conquistando fiéis admiradores, com sua voz poderosa e seu estilo original. Hoje, volto ao assunto para detalhar a apresentação de Patrícia Camin.

Ela se tornou bem conhecida com sua participação vitoriosa num concurso do Programa do Faustão (vídeo abaixo), mas em alguns círculos, já é conhecida há tempos, principalmente pelas participações em programas de calouros. Pessoalmente, gostei muito e adicionei uma de suas gravações no canal de música VIP HALL. É dessas cantoras que têm os principais requisitos para fazer sucesso. Diria até que tem mais do que isso, especialmente no que diz respeito à voz e à interpretação.

Sei que não são poucas as pessoas que têm curiosidade para conhecê-la melhor. Por isso, entrei em contato com Patrícia e tive o prazer de entrevistá-la, especialmente para os amigos deste Blog:

BLOG - Patrícia, você é muito bem-vinda no Blog Fotos e Letras. Para começar, diga onde você nasceu, o que faz além da música e onde mora atualmente.
Patrícia Camin - Nasci e moro em São Paulo, capital. O que eu faria além da música? Bem, complicado dizer, pois ela faz parte de mim como um braço ou uma perna. Mas... se tivesse de escolher outra coisa, talvez eu fosse dentista.

BLOG - Quando você começou a cantar? Quando passou a se dedicar seriamente à música?
PC - Quando era pequena, cantava em festinhas de família e nas viagens que faziamos. Mas profissionalmente começei aos 19 anos, numa banda de baile chamada Saint Paul. Desde então me dedico totalmente a fazer o melhor possível.

BLOG - Sua interpretação parece ter uma identidade bem definida, muito peculiar. De onde vem, como se manifestou esse jeito marcante de cantar?
PC - Olhe, acho difícil dizer de onde vem, pois eu mesma não sei... Vejo minha interpretações como únicas, e não vai aí nenhuma intenção de me gabar, é claro. Digo no sentido de viver cada música que canto, tento entrar nelas me desligando de tudo em volta. Vivo cada palavra, cada frase, cada refrão...

BLOG - As pessoas reconhecem traços da fisionomia de Maysa em você? O que acha disso?
PC - Há muitos anos, quando comecei, na Banda Saint Paul, a camareira da banda chegou a me dizer isso (risos). Porém, confesso que desconhecia... Hoje, posso dizer que algumas pessoas realmente chegam a comentar comigo e até brincam quanto à mini-série da TV... "Era você quem tinha de fazer o papel da Maysa. Além de se parecer com ela, não precisaria de dublagem" (risos). Prá falar a verdade, não consigo achar semelhança, a não ser nos olhos, que podem até parecer, por serem claros, acho até legal isso... Mas é só não me confundirem totalmente com ela que tá tudo bem.

BLOG - Você ficou muito conhecida depois da participação vitoriosa no concurso do Faustão, na Rede Globo. Como foi essa experiência? Que efeito teve em sua vida?
PC - Olha, prá falar a verdade, não teve tanto efeito assim... É que as pessoas já me conheciam de outros programas de calouros. Posso dizer que ali foi uma experiência única.... Estar numa Globo, ao vivo, tendo de cantar para milhões de pessoas e sabendo que metade do mundo poderia estar vendo, realmente é algo que apavora... Porém, ao mesmo tempo, é muito legal.

BLOG - Uma coisa que chama a atenção em seu trabalho é que músicas antigas, que parecem ter cansado o público, de repente se renovam, voltam a brilhar na sua voz, com o vigor da sua originalidade. Você pretende continuar cantando e gravando sucessos do passado?
PC - Acho que as músicas antigas são as melhores, mais ainda quando comparadas com o que vemos por aí hoje em dia... Temos músicas que são verdadeiras pérolas e ninguém conhece, ou pelo menos a maioria não conhece. Venho fazendo algumas dessas músicas nos meus shows, mas para levar esse trabalho para um CD é bem difícil. Os direitos autorais são caros e não é fácil conseguir um patrocínio.

BLOG - Quais os intérpretes que você mais admira?
PC - Elis Regina, Marisa Monte, Whitney Houston, Mariah Carey e outras desse nível.

BLOG - Você compõe? Gosta de participar da produção e dos arranjos?
PC - Já fiz muito, porém acabo não gostando das coisas que escrevo... Gosto mais de participar da produção, principalmente dos arranjos... Me sinto mais à vontade.

BLOG - Fale um pouco sobre seus planos. Apresentações, shows, repertório, discos...
PC - Ah, o que dizer dos meus planos! Quero continuar trabalhando, fazendo meus shows, levando música de boa qualidade para as pessoas, com repertório sempre variado... Disco? Bem, espero por esse que será lançado, provavelmente em janeiro... E espero, sobretudo, lançar um segundo CD, um terceiro, enfim, seguir sempre adiante...

BLOG - Como os fãs podem entrar em contato ou saber mais sobre Patrícia Camin? Tem página na internet?
PC - As pessoas podem entrar em contato comigo pelo site www.patriciacamin.com.br. Mas aproveito para avisar que, em breve, estarei em um novo site. Também pode ser no www.twitter.com/patriciacamin ou ainda pelo Orkut, buscando por Patrícia Camin.

BLOG - Bem, e quanto às pessoas que estão procurando seu disco para comprar na internet?
PC - Peço um pouquinho de paciência... Em breve estará à venda no site da Som Livre.

BLOG - Uma palavra final aos seus admiradores?
PC - Sou grata pelo carinho de todos. Vocês fazem parte dessa minha história... Em cada alegria, cada emoção, cada derrota, cada conquista, vocês sempre estiveram lá, se não de corpo, certamente de coração. Obrigada a cada um de vocês que acompanham, que gostam, que torcem como eu e que sabem que tudo é possível quando a gente acredita. (FIM)

Nenhum comentário: