24 agosto 2009

NOTAS & LETRAS


=> Que o cinema é a sétima arte, isso nós sabemos. Mas quais são as outras seis?

"No século 18, durante o Iluminismo, as artes foram pela primeira vez estudadas e classificadas em dois grupos. Arquitetura, escultura, pintura, gravura, música e coreografia (as seis às quais o cinema se somaria mais tarde) formavam o grupo das Belas Artes. Já gramática, eloqüência, poesia e literatura formavam as Belas Letras. Pela classificação, eram consideradas arte as manifestações que tratam da beleza sem função prática a não ser representar a própria beleza.

No entanto, nem sempre foi assim. Ian Chilvers, autor do Dicionário Oxford de Arte, explica que, na Antiguidade, gregos e romanos consideravam arte a pintura, a escultura, a oratória, o teatro, a poesia, a música e a dança. Atualmente esse leque é mais abrangente, uma vez que há novas técnicas, como a fotografia, as artes digitais e a arte moderna, que procuram outras formas de provocar a emoção das pessoas que vão além da beleza
." (Fonte: Aventuras na História, Cultura - www.abril.com.br)

=> Ficou conhecido cantando "Eu sou apenas um rapaz/latino-americano, sem dinheiro no banco..." Construiu 35 anos de carreira, lançou dezenas de discos, consagrou-se entre os mais respeitados da MPB e, de repente, sumiu! A família não tem notícias dele há cerca de dois anos. Dizem que foi visto pela última vez assistindo a um show em Brasília, em abril deste ano. Onde estará Belchior? Leia matéria do G1.

=> Uma das ganhadoras do último Prêmio Multishow, Marisa Monte segue colecionando sucessos e ampliando o repertório. Em Pedindo Pra Voltar, rompe seu estilo habitual para mostrar outra performance, com fortes ingredientes latinos, no sucesso lançado por Timbalada. É dessas músicas que, ao se ouvir pela segunda vez, enviam um chip para o cérebro da gente. A partir daí, fica rodando o dia inteiro, sem a gente pedir... Veja vídeo.
.

Nenhum comentário: