Não é um paraíso. Ou melhor, talvez assim possa ser chamado, mas fica na Terra. Seu nome é Dubai. Um megaprojeto, que -- partindo das águas turquesa e da areia nua do Golfo Pérsico -- tem a ambição de fazer do lugar um portal do Oriente Médio, comparável a Miami, Las Vegas ou Nova Iorque.
Quero falar um pouco do projeto mais pelo seu lado fantástico e belo do que pelo aspecto de empreemento comercial e financeiro.
Para tanto, reproduzo, abaixo, trechos de matéria do UOL Mídia Global. Ao final, acrescento links de imagens de satélite que baixei, confirmando o andamento das obras que transformam em realidade as maquetes acima.
Dubai testa os limites do exagero para se transformar
no portal do Oriente Médio.
.
By Catherine Fox
.
"A temperatura no verão atinge 48 graus nessa cidade-estado do golfo Pérsico, mas não é por isso que alguns chamam Dubai de "o lugar mais quente da Terra". Com ambições de se tornar um pólo de comércio global, um dos grandes destinos turísticos e uma meca do consumo, Dubai gastou dezenas de bilhões de dólares para construir uma cidade incrivelmente moderna quase a partir do zero, em apenas 15 anos.
.
Cerca de US$ 45 bilhões em imóveis em construção dão continuidade a esse boom.Como indício de sua audácia (e tino comercial), esse pequeno emirado está construindo o mais alto arranha-céu, o maior shopping center e o maior parque temático do mundo. E isso é apenas em terra. Imensas ilhas artificiais em forma de palmeiras e continentes estão surgindo das águas turquesa do golfo Pérsico.
.
.
Clique aqui para ver a imagem com mais zoom (se aparecer apenas o mapa, clique em "satélite", no canto superior direito; em seguida, você pode arrastar a imagem para ver outros pontos da cidade)
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário