BannerFans.com

19 fevereiro 2007

OUTRO ESTRAGO PARA A IMAGEM DO BRASIL NO EXTERIOR


Está em cartaz o filme TURISTAS, primeira produção norte-americana inteiramente rodada no Brasil. Direção de John Stockwell (Mergulho Radical). Contém mais terror que aventura e não chega a ser lá essas coisas, mas tem tudo para fazer estragos lá fora e causar polêmica aqui no país.

Ocorre que o filme tem potencial para chocar profundamente o telespectador. Não pelos efeitos ou por alguma inovação na carga de terror, mas por aquilo que pretende mostrar sobre o país visitado pelos turistas. Esse país é o Brasil.


Não tenham dúvida: no exterior, será mais um desestímulo aos estrangeiros que tenham o Brasil entre suas opções de turismo. Obviamente, há exageros na história. Mas não foi por acaso que o roteiro colocou o Brasil como terreno minado para turistas desavisados.

Provavelmente haverá protestos e críticas à forma como o filme “detona” a imagem do país, como aconteceu há pouco tempo em relação ao desenho Simpsons, no episódio em que a família vem ao Brasil e passa por maus momentos.


É compreensível que haja protestos contra o filme. Porém, acho que isso não é importante, nada resolve. Nada mudará com protestos simplórios, a não ser em nossa própria percepção, por aumentar a resignação e passividade com o lado podre da nossa realidade. Importante é aproveitar o impacto do filme para ampliar nossa consciência sobre os problemas, agir pela sua solução e “cair a ficha”: se o Brasil está sendo pichado em filmes estrangeiros, algum motivo deve existir de fato. Muito mais inteligente seria sanar essas causas do que protestar e tentar barrar a exibição, como aconteceu no caso do desenho.
Para saber mais sobre o filme, clique aqui.
.

Nenhum comentário: