BannerFans.com

01 fevereiro 2006

UMA NOVA ERA NA EVOLUÇÃO DO AUTOMÓVEL














Amigos, embora este Blog não tenha foco em automóveis, às vezes gosto de trazer aqui aquelas informações mais importantes sobre esse tema. Agora, por exemplo, tenho aqui um assunto que considero sensacional: está aberta uma nova era na história da evolução do automóvel.

A Lexus, marca que pertence à Toyota, colocou no mercado norte-americano em setembro de 2005 o RX 400h, um dos primeiros modelos de carro híbrido a chegar ao consumidor. É um passo fundamental a caminho do antigo sonho do carro não poluente, econômico e que não necessite exclusivamente de combustível fóssil. Não se trata do primeiro híbrido colocado no mercado, mas sim do primeiro modelo que parece ter sido inteiramente aprovado nos testes dos jornalistas especializados.

O Lexus combina muito bem as vantagens do carro elétrico com o desempenho e a autonomia dos carros a gasolina. Isso porque é equipado com dois motores elétricos e um a gasolina. Isso mesmo, três motores controlados por uma central eletrônica inteligente! Rodando sem esforço em baixa velocidade , atua o motor elétrico dianteiro, de 167 cavalos (tracionando as rodas dianteiras). Em velocidades mais altas, como nas estradas, atua o motor a combustão interna, um V6 de 211 cavalos (gasolina). Em arrancadas, ultrapassagens e situações que exigem mais desempenho, entra em ação o segundo motor elétrico, de 68 cavalos (situado na parte de trás e tracionando as rodas traseiras). Aí os três motores funcionam simultaneamente e o carro se torna um 4X4. No total são 446 cavalos de potência e 76,6 mkgf de torque !!

Não é só isso. As soluções tecnológicas desse modelo vão mais adiante. Por exemplo, quando o carro está rodando só com o motor elétrico e suas baterias precisam de recarga, o motor a gasolina entra em funcionamento para gerar a carga. Nas frenagens, a energia cinética não se perde, como nos carros convencionais. A força das rodas é utilizada como fonte de energia para realimentar os motores elétricos.

Os testes concluem que esse carro da Lexus é econômico, potente, veloz, pouco poluente e muito confortável. Só não é barato, obviamente. Por enquanto, está custando 130.000 dólares nos Estados Unidos.

Clique aqui para ler mais.
.



Nenhum comentário: