BannerFans.com

06 março 2016

COMO SE COMPORTAR EM GRUPOS DE WHATSAPP

Se você está lendo este post, provavelmente você está em um grupo no WhatsApp (amigos, família, meninas, meninos, comunidade do bairro, estagiários, colegas de escritório, etc).

Quem quer que você seja, no grupo tem que seguir certos protocolos.


Claro, existem regras onde quer que se vá! Então, por que não em um grupo WhatsApp?




Aqui estão algumas regras importantes que cada um deve seguir em um grupo WhatsApp:

1. Entenda a finalidade do grupo


Esta é regra numero 1. Um dos maiores problemas dos grupos do WhatsApp são os assuntos fora do foco ou questões mesquinhas. Um grupo é algo que você deve valorizar, compreender para que foi criado, procurar contribuir, agregar e enriquecer. Ninguém deve entrar em um grupo para desunir, envenenar ou subverter seus propósitos. O grupo não é um campo de batalha onde você pode pegar  uma pistola e atirar no outro! Se você quer discutir com alguém, vá para a conversa privada, identifique-se e apresente suas opiniões.


2. Evite conversar com uma única pessoa


Você sabe o significado de um grupo? Um "grupo" é uma coleção de indivíduos que interagem uns com os outros em uma base regular e partilham os seus pensamentos. Você poderia muito bem mudar para um bate-papo particular se você quiser ter uma conversa com uma pessoa em particular. Você deve interagir com todos os seus amigos em um grupo e tratá-los de forma igual.  Outros membros podem evitar participar do grupo ou até sair, quando vão verificar seus celulares e encontrarem suas mensagens sem sentido para uma única pessoa em um grupo!

A propósito, um lembrete: se o seu nome não aparece no seu perfil do WhatsApp, quando você postar uma mensagem no grupo provavelmente muitos não saberão quem está postando. Apenas irão ver o número do seu celular no início da mensagem. Nesse caso, lembre-se de se identificar na postagem. 

3. Nunca leve para o grupo tópicos que possam ferir os pensamentos políticos, religiosos ou culturais das pessoas


Este é um NÃO definitivo! Seu grupo é formado por pessoas de diferentes crenças, ideologias e culturas. Pode haver um hindu, cristão, budista, um espírita ou mesmo um muçulmano. E, claro, haverá amigos vindos de Norte, Sul, Leste e Oeste. Por que não recebê-los com um coração aberto em vez de esfaqueá-los com um post religioso, comentário ou mensagem ideológica? Embora possam parecer impotentes (eles podem não fazer nada em relação a você e sua postagem), você certamente irá cultivar inimizades que podem durar toda a vida!


4. Não tire sarro de alguém

Sim, tirar sarro ou praticar assédio moral contra alguém em um grupo é a maneira mais terrível de 

irritá-lo! Você sabe mesmo como a outra pessoa pode se sentir? Ele estará sendo escravizado à vergonha onipresente e nunca mais aparecer no grupo, se você for provocá-lo sempre. Há um limite para tudo e você deve respeitar isso.

5. Não faça comentários desnecessários ou provocativos


Quando você participa de um grupo com objetivos específicos, precisa compreender que lá provavelmente não é lugar para propagar a desagregação, promover seu Ego, atacar um desafeto, badalar uma celebridade, pregar doutrinas, repassar correntes e spams ou fazer piadas. Se essa é sua intenção, procure o lugar onde isso seja aceito. Ou aceite as advertências e medidas administrativas que a administração do grupo adotar. 

6. Não poste spams, como correntes e reenvio de mensagens


"Por favor, repasse essa mensagem imediatamente!!! Esse bebê tem sangue AB e precisa de doações .... "(que provavelmente já recebeu esse sangue em 2009), "O WhatsApp será desligado 23:30-6h00 se você não repassar essa mensagem......o logotipo WhatsApp vai mudar de cor ". Você pode ter visto estas mensagens quando passou a usar o WhatsApp. O problema que você tem repassado, mesmo depois de aderir a um grupo. Estas correntes e encaminhamentos de mensagens são destinados a nada. Eles são hoax, não tem utilidade nenhuma e são encaminhados apenas para o divertimento de quem o fez!
E quando achar que a mensagem pode, de fato, interessar a todos, cheque sua procedência antes de repassar.

7. Não clique em "sair do grupo" só porque ficou com raiva.


Você pode ter-se excluído do grupo sem querer. Nesse caso, você pode solicitar que o administrador o adicione de volta. Mas, e se você intencionalmente deixar o grupo apenas porque você está frustrado ou tem problemas pessoais com alguém? O seu grupo não pode ser responsabilizado. Sim, o administrador pode adicioná-lo de volta com um aviso. Mas, mesmo assim, se você insistir em deixar o grupo, você será eventualmente deixado de fora!


8. Evite  publicar coisas desnecessárias se o grupo pretende ser específico


O grupo é destinado a fortalecer uma comunidade, compartilhar experiências de viagens ou atualizações de emprego? Se você continuar compartilhando piadas ou memes vai soar estranho. Você estará fazendo um papel de tolo e, provavelmente, vai parecer ser um idiota na frente de outras pessoas, que podem pensar que você tem um parafuso a menos. Então, é melhor postar coisas específicas ou manter-se quieto.

Outro regra de ouro: imagine que o foco do grupo é "atualizações de emprego". Então, você posta uma mensagem falando sobre a beleza da cor vermelha. Mesmo que a maioria goste do vermelho, você estará levantando um tema que pode se desdobrar em dezenas de outras postagens fora do foco. Isso sobrecarrega as páginas do grupo, dilui a pauta e dificulta a filtragem de assuntos para quem busca apenas "atualizações de emprego".
Mais uma dica: lembre-se que, por mais simpático que seja, um simples "Bom Dia" ou "Boa Noite" que cada um queira postar em um grupo com muitos participantes vai gerar páginas e páginas de textos, que irão ocultar os assuntos principais (a menos que o assunto principal seja "laços de amizade" ou algo do gênero).
Última dica: pode acontecer de você postar um assunto por engano ou postar no grupo errado. Isso acontece com muita gente. Como não existe opção de excluir a postagem (ao menos até esta data, não existe), nesse caso o melhor a fazer é explicar ao grupo que houve um engano e pedir desculpas.

9. Não se comporte de modo rude ou mal educado

Ser rude em um grupo expõe completamente sua verdadeira face aos seus amigos que estavam confiando em você até então. Se algo irrita você, educadamente afastar-se do bate-papo ou silencie o grupo no seu celular. Não discuta com a pessoa que você irritou com seu post ou opinião. Lembre-se de que todo mundo tem o direito de partilhar os seus pensamentos sobre qualquer assunto no grupo, a menos que seja religião, política ou celebridade, como mencionado anteriormente.


10. Participe ativamente


Finalmente, a sua participação no grupo determina a sua atitude. Não ignore completamente e não fale demais. Fale o suficiente. Se você tem estado ocupado, visite o seu grupo uma ou duas vezes por semana. Mantenha um controle sobre as conversas para que você não perca algo importante. Se alguém teve uma conquista, felicite-o, embora atrasado. Participe ativamente e mantenha o grupo vivo!

Nenhum comentário: