BannerFans.com

03 maio 2012

TUDO VALE A PENA QUANDO A MÚSICA NÃO É PEQUENA

Quem gosta de música sabe. Algumas são para sempre. Passam-se os anos e elas continuam em nossa lembrança, não cansam, não morrem, não saem da cabeça e do  coração. 
No meu caso, são muitas, é uma longa seleção, algumas das quais tentei, há tempos,  reunir em Forever, uma das playlists na seção de música, ao lado (veja abaixo algumas das músicas que fazem parte da playlist). 
Bem, acontece que, às vezes, descubro uma coisa fantástica: muitas dessas músicas, essas verdadeiramente "imortais", foram gravadas por vários intérpretes, cada um acrescentando seu toque, sua arte, para fazer a canção ficar com sua "cara". 
Então, vem o desejo de ouvir a mesma música com todos os intérpretes. Exagero? Loucura? Pode ser incomum para a maioria das pessoas. Imaginem, ouvir a mesma música com 10 intérpretes diferentes! Mas quem curte sabe que há nisso um prazer tão intenso quanto incomum.   
Desse prazer surgiu a ideia, também inusitada, de criar na seção de música (coluna à esquerda) uma playlist com várias interpretações da mesma música. 
Por ora, vou chamá-la de SHOW BIS. Sei que não é programa para a maioria dos ouvintes. Mas os poucos que apreciarão irão fazê-lo com muito gosto! 
Estou começando com uma que ganhou Oscar de melhor trilha, no filme Summer of 42. Composta pelo francês Michel Legrand, um sujeito incrivelmente talentoso (até Jobim gostava dele!), que também fez outras músicas belíssimas. Summer of 42, também intitulada Summer Knows, combina notas melancólicas, românticas, nostálgicas, suaves e inspiradoras. É tão boa que foi gravada por mais de 10 grandes intérpretes. Poucos sabem que Elis Regina (sim, mãe de Maria Rita) a interpretou, tendo o próprio Michel ao piano, em uma raríssima apresentação na TV alemã em 1972, que encontrei no acervo de Paulo Gonçalo (vídeo abaixo). 
Então, a playlist SHOW BIS estará frequentando a seção de música, trazendo futuramente outras "imortais", cada uma gravadas por vários intérpretes. 

Blog de Luis Nassif comenta Michel Legrand 
Sobre o filme Summer of 42 (clique aqui)
Leia mais sobre o filme




And I love her (Beatles) - Júlio Iglesias
Angie - The Rolling Stones
Aquarela do Brasil - Gal Costa
As canções que você fez pra mim - Maria Bethânia
Back to black - Amy Winehouse
Bohemian rapsody - Queen
Carinhoso - Elis Regina
Chega de saudade - João Gilberto
Com açúcar, com afeto - Nara Leão 
Don't stop believin' - Journey
El cóndor pasa - Simon and Garfunkel
El día que mi quieras - Julio Iglesias
Endless love - Lionel Richie and Diana Ross
Fascinação - Elis Regina
Girl from Ipanema - Fatboy Slim
Help (Beatles) - Emmerson Nogueira
Hotel California - Eagles
I'll be there (Michael Jackson) - Mariah Carey
Imagine - John Lennon
It's now or never - Elvis Presley
La vie en rose (Edit Piaf) - Tony Bennett
Like a Rolling Stones - Bob Dylan