BannerFans.com

12 maio 2012

ELAS ESTÃO DESAPARECENDO


Em novembro de 2011, publiquei neste blog um vídeo em HD de excepcional beleza, que foi apresentado pelo cineasta Louie Schwartzberg no palco do célebre TED - Ideas Worth Spreading. 
Naquela postagem, o que mais chamava a atenção era a beleza das imagens e apurada técnica de filmagem utilizada pelo cineasta. 
Hoje, estou retornando ao mesmo vídeo (abaixo), para chamar a atenção para outro aspecto, também apontado naquela apresentação no TED e muito mais relevante do que a simples beleza das imagens: a questão do desaparecimento das abelhas.
Trata-se de uma preocupação que vai além da preservação de espécies. Está diretamente envolvida no equilíbrio do ecossistema e, acima de tudo, na produção de alimentos no mundo. Para se ter ideia do que é isso, basta dizer que o trabalho das abelhas na polinização das plantas tem relação direta com a quantidade de alimentos produzidos no campo, além de serem elas as responsáveis pela produção do mais poderoso e completo alimento que o homem pode encontrar na natureza (geleia real). 
Com o propósito de reforçar a conscientização sobre o problema, estou reeditando aquela postagem, agora com links de matérias que relatam o fenômeno do seu desaparecimento e o que isso representa para a humanidade. Ajude a divulgar este alerta.


A polinização é vital para a vida na Terra. Mas raramente vista pelo olho humano. 
Neste supervídeo em HD, o cineasta Louie Schwartzberg mostra o intricado mundo 
do pólen e polinizadores com maravilhosas imagens em alta velocidade do seu 
filme "Wings of Life" (Asas da Vida), inspirado no desaparecimento de uma das 
principais polinizadoras: a abelha. Um show de beleza e de equilíbrio da natureza. 
Antes da exibição do vídeo, Schwartzberg faz breve apresentação. Veja em tela cheia.


Entenda a questão do desaparecimento das abelhas:
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-arquivadas/30565-diminuicao-dos-enxames-de-abelhas-preocupa-cientistas-e-coloca-o-futuro-da-humanidade-sob-ameaca
http://ciencia.hsw.uol.com.br/abelha8.htm
http://www.faunabrasil.com.br/sistema/modules/news/index.php?storytopic=12
http://pratoslimpos.org.br/?p=3977
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/503523-europa-aprova-resolucao-para-proteger-abelhas
http://reginabolico-amoraosanimais.blogspot.com.br/2012/04/httpwww.html

Escrito por Ricardo Zani