BannerFans.com

16 abril 2012

O QUE OUVIR NA TRANSBRASILIANA?


Exibir mapa ampliado

Viagem boa é viagem segura, em primeiro lugar. Depois vem o conforto, que, para ser completo, tem de ter música.
Que música?
Obviamente, depende muito das preferências de quem ouve. Mas, independentemente do gosto pessoal, existem músicas que sugerem viagens, assim como rodovias que sugerem músicas.
Então, que tal o desafio de adivinhar quais músicas sugere a brava e infindável estrada que corta o interior do Brasil de Norte a Sul? Ela é a BR153, também conhecida como Transbrasiliana. Vai do cerrado aos pinheirais e do Planalto aos matagais. Cruza poucas serras e águas turvas, com longas retas e boas curvas.
Para unir o Brasil, de Marabá (PA) a Aceguá, quase na fronteira com o Uruguai, são nada menos que 4.355 km de estrada, cujo traçado lembra a linha demarcatória do antigo Tratado de Tordesilhas . Ou seja, uma rica diversidade de climas, topografias e panoramas. Qualquer que seja o trecho percorrido, a viagem pede mais do que uma longa seleção musical. Pede uma trilha para muitas paisagens, com músicas que despertem sem perturbar e descansem sem adormecer.
É com a inspiração dessa BR que estou sugerindo uma trilha, na playlist Música para ouvir na Transbrasiliana, seção “Música no Ar”,  (coluna à esquerda), que vou atualizar e ampliar periodicamente.
Ligue o som e boa viagem!
(Escrito por Ricardo Zani)