BannerFans.com

23 março 2012

LEMBRANÇAS DO CANAL 100






Na telona, o alegre fundo musical, a voz inconfundível do locutor e os melhores lances do futebol por ângulos típicos, principalmente com a câmera rente ao chão e longas sequências em slow-motion. 
Era o Canal 100, o cine-jornal pautado na visão documental e narração dramática. Cid Moreira, em início da carreira, foi uma de suas vozes mais conhecidas. 
Criado por Carlos Niemeyer, foi exibido em cinemas do Brasil de 1957 até 2000. Dedicava os minutos finais aos melhores momentos do futebol da semana, antes de começar o filme no cinema. 
Nos tempos mais distantes, em que poucos tinham aparelho de TV, havia quem fosse ao cinema só para ver o Canal 100. No vídeo acima, Fla X Flu na decisão do Campeonato Carioca de 1972.

Na cadência do samba, de Luiz Bandeira, com Waldir Calmon e orquestra, foi lançado sem grande sucesso em 1956. Mas popularizou-se como trilha do Canal 100 e se transformou em verdadeiro hino do futebol nacional (não confundir com Na cadência do samba de Ataúlfo Alves, gravada por Elza Soares, Cássia Eller e outros). Clique aqui para ouvir a trilha.

Veja o Canal 100 na internet

Texto e edição: Ricardo Zani

Nenhum comentário: