BannerFans.com

13 dezembro 2011

VINHETAS ANTIGAS



Vou falar de um tema que é habitual no programa Vídeo Show, mas não neste Blog. Acontece que, em dezembro, as vinhetas de fim de ano na TV muitas vezes nos remetem a lembranças que, para muitos, chegam à adolescência ou à infância, seja pela longa tradição dessas mensagens na TV, seja pela associação que fazemos com bons momentos vividos em final de ano. Então, sem badalação com emissora de TV, a ideia é somente a de explorar o aspecto curioso das vinhetas e as emoções que evocam em cada um de nós.
Aqui estão cronologias de algumas das mais tradicionais vinhetas da TV Globo. Acima, as mensagens de fim de ano veiculadas ao longo de quase 30 anos (1971 a 2000). Tem uma raridade ali: Dirceu Rabelo de frente para a câmera (é conhecido do público apenas pela voz, que é padrão e tradição nas chamadas da Globo).
Abaixo, outra cronologia de uma das vinhetas mais tradicionais e nostálgicas. Não chama muito a atenção e nem todos se ligam a ela. Eu, particularmente, gosto muito, pelo que significou como marca de tempos antigos de cinema em casa no aconchego das noites de sábado. Veja e ouça a vinheta do Super Cine em diferentes versões ao longo de muitas décadas no ar.
Super Cine - versão 1 (antiga)
Super Cine - 1989
Cronologia da vinheta do Super Cine
Super Cine - 2010
Cronologia das vinhetas e logo da Rede Globo - de 1965 a 2008 

Nenhum comentário: