26 agosto 2010

MODISMOS E LEMBRANÇAS DOS ANOS 70



Existe uma primorosa apresentação que circula na internet, assinada por Luiz Uchida, que abre as cortinas de uma era colorida, romântica, dançante, repleta de modismos e embalada por canções de intérpretes com nomes, roupas e letras ao melhor estilo americano. Eram os anos 70, dos boys e das "minas", que namoravam no carro, ao som de potentes roca-fitas TK-R.

Um dos curiosos modismos da época eram os pseudônimos adotados por cantores brasileiros. Fizeram sucesso e foram hits inesquecíveis para a geração que era a juventude dos anos 70.

Clique nos títulos abaixo para ouvir alguns dos mais conhecidos.

Don't let me cry - Mark Davis
Mark Davis, que também gravou com o nome de Uncle Jack, era ninguém menos que Fábio Jr, hoje consagrado cantor, compositor e ator. 

She's my girl - Morris Albert
Maurício Alberto Kaiserman, hoje com 52 anos, lançou Feelings em 1973 e vendeu mais de 300 mil cópias, até fora do Brasil. Em 1978 gravou She's my girl, de sua autoria, que também foi grande sucesso.

Tony Stevens foi o nome adotado por Jessé, que  nasceu em Niterói em 25 de Abril de 1952. Faleceu em 29 de Março de 1993, em Paraguaçu Paulista, São Paulo, em acidente automobilístico, quando ia para o Paraná fazer um show.

My life - Michael Sullivan
Michael Sullivan era Ivanilton de Souza Lima, de Recife, que se mudou para o Rio aos 17 anos. Fez parte dos grupos “Renato e seus blues caps” e “ The Fever’s”. O seu primeiro compacto solo, “My Life”, superou a marca de um milhão de cópias vendidas.

Summer Holliday - Terry Winter
O nome verdadeiro de Terry Winter é Tommy Standen . Paulista de uma família de origem britânica. O auge de sua carreira foi na década de 70, no movimento conhecido por rock da garoa. Seu maior sucesso foi a música Summer Holliday , cujo disco vendeu mais de 600 mil cópias, numa época em que os Tropicalista vendiam 30 mil cópias. Faleceu em São Paulo, aos 57 anos, de derrame cerebral, em 1998.

My mistake - Pholhas
Grupo paulistano do bairro da Moóca. Seu primeiro "LP" foi lançado em 1972 e seus hits vendiam acima de 300 mil cópias.


(Baseado em contribuição enviada por: Vilma Santos) 

Nenhum comentário: