10 julho 2010

NEW YORK, NEW YORK

Certa vez, Cauby Peixoto disse que sua interpretação de New York, New York é melhor que a de Frank Sinatra. O quê? Parece uma afirmação muito pretensiosa, não é? Então, fiquei com isso na cabeça e, um dia, resolvi ouvir a tal gravação. Não foi fácil, mas encontrei. Gostei, mas ainda não havia entendido muito bem. Continuei com a dúvida, até que, remexendo uma de minhas playlists mais antigas, casualmente encontrei a mesma música, também com Cauby. Ouvi, comparei e entendi: essa, sim, ficou prá lá de boa! Trata-se de uma interpretação ao vivo, diferente da primeira. Ao vivo, o intérprete mostrou talento extra, cresceu e vibrou, sem cair nos excessos de babados e enfeites vocais que comprometem algumas das interpretações de seu repertório. 

Mas essa gravação ao vivo parece quase uma  raridade, só a vi nos arquivos da KBoing. Agora, adicionei à coleção Forever, do Blog, e deixo aqui o link para você se deliciar.

Vale acrescentar que New York, New York é uma composição de John Kander e Fred Ebb, escolhida como trilha do filme de mesmo nome,  de 1977. Com isso, tornou-se uma marca registrada de Liza Minelli, que também a cantou nos Jogos Olímpicos de 1984, acompanhada por 24 pianos.

Na época do lançamento do filme com Liza, a música ainda não era grande sucesso, o que só viria a acontecer a partir de 1979, quando Frank Sinatra resolveu gravá-la (clique aqui para ouvir).  

Start spreading the news, I'm leaving today
I want to be a part of it - New York, New York
These vagabond shoes, are longing to stray
Right through the very heart of it - New York, New York
I want to wake up in that city, that doesn't sleep
And find I'm king of the hill - top of the heap
These little town blues, are melting away
I'll make a brand new start of it - in old New York
If I can make it there, I'll make it anywhere
It's up to you - New York, New York
New York, New York
I want to wake up, in that city that never sleeps
And find I'm A number 1, top of the list
King of the hill, A number 1
these little town blues, are melting away
I'm gonna make a brand new start of it, in old New York
and- If I can make it there, I'm gonna make it anywhere
It's up to you, New York- New York


(Escrito por Ricardo Zani)

Nenhum comentário: