BannerFans.com

27 maio 2010

BEATLES: RARIDADE



Besame mucho é dessas músicas imortais, que não têm idade nem época (por isso, acabo de incluí-la na playlist Forever, com link na coluna à esquerda). Todos conhecem, todos gostam, principalmente em salão de baile.
O que talvez poucos saibam é que foi composta nos anos 30 por Consuelo Velázquez Torres, uma garota mexicana que tinha entre 15 e 16 anos de idade, à época. Foi gravada por muitos intérpretes, de Nat King Cole a Diana Krall, passando por Frank Sinatra, Elvis Presley e Ray Conniff, este último melhor que ninguém, pois consegue refinar a canção, viver seu ritmo no palco  e valorizar cada nota, num espetáculo incomparável. Mas o que talvez pouquíssimos saibam (eu não sabia) é que os Beatles quiseram gravá-la. Isso mesmo. Relatos dizem que apresentaram Besame mucho, com outras 14 canções, numa audição para representantes da gravadora Decca, em Londres, em 1º de janeiro de 1962, quando os meninos corriam de um lado para outro sonhando em gravar um disco. Mas o nervosismo atrapalhou muito e o esforço de nada adiantou. 
É uma história interessante e exemplar. Imaginem só. Quatro rapazes, com potencial incalculável, ávidos por um contrato e um disco. Do outro lado, ouvindo os "calouros" de Liverpool, umas "antas" da gravadora. Do alto de sua arrogante ignorância, analisaram, raciocinaram e... recusaram. A Decca não assinou contrato e descartou o grupo. É mole?
Leia mais
Saiba mais sobre a autora
Besame mucho - Ray Conniff
Outras músicas da audição dos Beatles na Decca:
The sheik of Araby 
Red sails in the sunset
Hello little girl

Nenhum comentário: