20 novembro 2009

O ANOITECER NA TERRA: IMAGENS DE SATÉLITE



(clique nas imagens para ampliar)

Acima, foto do anoitecer na Europa e África, tirada de um satélite em órbita. Observe as luzes já acesas em Paris e Barcelona, mas não em Londres, Lisboa e Madri, onde o dia ainda está claro. No meio do Oceano pode-se ver Açores. Mais abaixo, Ilha da Madeira e, mais adiante, as Ilhas Canárias e Cabo Verde.

Repare como é possível ver perfeitamente as plataformas continentais, a partir das Ilhas Britânicas até o Canadá e o centro da Islandia.




Nas duas imagens acima, o Brasil em fotos de satélite. Uma, onde aparecem poucas luzes, é imagem natural, quando começa a anoitecer. O lado mais claro mostra a região onde ainda não anoiteceu. No lado mais escuro, à direita, os três pontos luminosos mais fortes são a grande São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Na outra foto, mais abaixo, aparecem muitas luzes porque há um efeito do satélite, que realça pontos luminosos. Os dois focos de luz mais fortes, próximos ao mar, são a grande São Paulo (tendo Campinas acima e um pouco à esquerda) e Rio de Janeiro. Acima do Rio de Janeiro, Belo Horizonte.

Salvador, Recife e Fortaleza também estão bem visíveis. Mais ao centro, em forma de asa delta, aparece Brasília.




Agora veja a quantidade e intensidade de pontos luminosos nos Estados Unidos. Acima e à direita, uma seqüência de luzes fortes e bem próximas, começando por Boston. Logo abaixo, Nova Iorque, Filadélpia e Washington.

Nenhum comentário: