BannerFans.com

31 julho 2009

RAPIDINHAS DA SEMANA

.
Nesta semana, adicionei o link Para entender o que rola no mundo, na seção Links Úteis. Ele abre um site da Editora Abril, recém-criado, onde se cruzam conteúdos de várias publicações. Todos ajudam a explicar os acontecimentos que mais chamam a atenção nos dias atuais. Pode ser muito útil, principalmente para estudantes, leitores que buscam a dimensão mais profunda das notícias e até para pautar publicações, programas e eventos.

Também nesta semana, resolvi mexer mais um pouco no conteúdo do Blog e em sua ordenação. É uma necessidade freqüente, tanto para aprimorar quanto para manter a dinâmica compatível com esta mídia. Um grande passo à frente, acredito, foi a idéia de criar um canal para música instrumental (por ora, chamado de Instrumental Cult). Talvez seja um desdobramento da idéia anterior, que deu origem ao Concert Hall, na Rádio-Blog. A intenção, agora, é oferecer uma seleção de boas músicas das grandes orquestras de todos os tempos. Isso só foi possível com utilização de novos recursos disponíveis na net. Comecei a selecionar as orquestras e as músicas com bastante cuidado e algum critério de escolha. Uma tarefa demorada, exaustiva, mas gostosa e gratificante. Uma parte da seleção já está na página, mas ainda em fase de ajustes, por ora com algumas limitações e até “travando” em alguns momentos, talvez porque ainda não encontrei o tamanho ideal da playlist, isto é, que não seja tão pequena, mas nem longa a ponto de pesar muito pra carregar e executar. Ao mesmo tempo, e também explorando os recursos que posso utilizar naquele site, acrescentei um canal para hits atuais, o novíssimo TOP 5.

Nesta época de tantas mediocridades na produção musical e, sobretudo, de tanta coisa vendida como música, mas que está longe disso, acredito que seja um apurado privilégio ouvir os eternos sucessos das grandes orquestras. Mas o nosso Instrumental Cult não fica só nas velhas produções. A gente está de olho, também, no que há de melhor nas grandes salas e estúdios de hoje. É claro que, nesse mergulho, ocorreu-me a inevitável pergunta: quais são as melhores orquestras do mundo?

Resposta precisa e unânime talvez não exista. Apontar a melhor orquestra do mundo com segurança técnica e artística seria quase impossível. Mas pode-se ter uma boa idéia consultando opiniões e publicações especializadas. A revista britânica Gramophone, por exemplo, ao final de 2008 levantou a lista das 20 melhores orquestras do mundo, segundo um júri de 11 especialistas. E esse resultado traz surpresas. Uma delas, por exemplo, é constatar que a Filarmônica de Berlim não está em primeiro lugar. Nem a de Viena. Uma das explicações seria o nome do maestro como diferencial entre as orquestras de níveis muito semelhantes. No caso da primeira colocada, o diferencial se chama Mariss Jansons. Outra surpresa é a escolha de orquestras que talvez não fossem indicadas caso o júri estivesse sob pressões comerciais. É o caso da Orquestra do Festival de Budapeste, a Filarmônica Tcheca e a japonesa Saito Kinen. Estou incluindo essas melhores do mundo no meu “plano de buscas” e espero adicionar uma ou outra nas próximas atualizações da playlist. Mas, desde já, deixo aqui uma amostra desses tesouros. Clique aqui para ver vídeo da orquestra nº 1 da lista, tocando Petrushka, de Igor Stravinsky, sob a direção de Mariss Jansons, durante uma apresentação no Japão. Um espetáculo para se ver muitas vezes.


Eis a lista das 20 mais:

1- Orquestra Royal Concertgebouw de Amsterdam
2- Orquestra Filarmônica de Berlim
3- Orquestra Filarmônica de Viena
4- Orquestra Sinfônica de Londres
5- Orquestra Sinfônica de Chicago
6- Orquestra Sinfônica da Rádio da Bavaria
7- Cleveland Orchestra
8- Orquestra Filarmônica de Los Angeles
9- Orquestra do Festival de Budapest
10- Dresden Staatskapelle
11- Orquestra Sinfônica de Boston
12- Orquestra Filarmônica de Nova Iorque
13- Orquestra Sinfônica de São Francisco
14- Orquestra do Teatro Mariinsky
15- Orquestra Nacional Russa
16- Orquestra Filarmônica de Leningrado
17- Orquestra da Gewandhaus de Leipzig
18- Metropolitan Opera Orchestra
19- Orquestra Sinfônica Saito Kinen
20- Orquestra Filarmônica Tcheca

Nenhum comentário: