BannerFans.com

30 junho 2009

CHEGA DE ATENDIMENTO RÁPIDO

.
Por Ricardo Zani

Pra variar, o noticiário anda repleto de más notícias. Mas nem tudo está perdido. Temos as notícias divulgadas com a expectativa de que agradem, pois falam de bons acontecimentos. Um gênero de notícias, em particular, chama minha atenção. São as que mostram avanços nos serviços públicos. Vejam esta, por exemplo. Está em fase de testes o programa que pretende fornecer certidão de nascimento em 15 minutos! De fato, que rapidez! Por trás dessa agilidade, deve haver um grande esforço, uma estrutura moderna e eficiência nota 10.

Mas, considerando que é um documento que se faz uma vez na vida, para ser usado umas três ou quatro vezes entre o nascimento e o óbito, não entendo bem qual é a diferença entre obter a certidão em 15 minutos ou 15 dias. Nesse caso, não sei pra que serve tanta rapidez. Eu prefiro que o acesso ao documento seja simples e grátis, que tenha precisão e seja confiável. Quanto aos 15 minutos, prefiro algo que, com essa rapidez, seja capaz de evitar que pais irresponsáveis coloquem no mundo crianças que não poderão amparar nem educar. Muito melhor que se resolvam, em 15 minutos, os casos de crianças abandonadas ou desencaminhadas pelos próprios pais. Que em 15 minutos se descubram que uma certidão está sendo forjada em algum lugar do Brasil. E que, com a mesma rapidez, se evite que os arquivos de algum cartório sejam objeto de incêndio criminoso.

Também se orgulham alguns setores de fornecer carteira de identidade ao estalar dos dedos. Lindo! E daí? Sinto desapontá-los, mas não é isso que eu quero. Com essa rapidez eu quero que se acabem de vez com as identidades falsificadas e com as mágicas fáceis deste paraíso dos documentos falsos.

Em algumas cidades, o Detran está entregando a carteira de habilitação no mesmo dia da aprovação nos exames. “Bella roba”, como diria meu avô. Senhor diretor do Detran, todas as pessoas têm o confortável prazo de 20 anos para cuidar da habilitação. Por mim, o senhor pode levar até um mês para me entregar a primeira habilitação. O que eu peço ao senhor e aos legisladores é que em uma semana, no máximo, seja identificado, detido e condenado o motorista criminoso que atropelou a fila na parada de ônibus. E que nunca mais alguém consiga comprar uma carteira de habilitação neste país.

Ouvi, outro dia, que se pode obter o título eleitoral muito rapidamente, assim como é possível transferir o domicílio eleitoral em questão de minutos. Ora, não preciso me tornar eleitor ou transferir meu título num piscar de olhos. Aliás, sempre achei essa pressa suspeitíssima! Quero, sim, que em questão de minutos se levante a ficha detalhada do pilantra que está se lançando candidato nas próximas eleições e que sua pretensão seja abortada antes que ele possa escrever seu nome nos muros e panfletos.

É a mesma história da apuração de eleições. Quando vejo alguém se orgulhando pelo fato de a Justiça Eleitoral possuir um dos sistemas mais rápidos do mundo na apuração de votos, até acho bonito. Mas a quem interessa a apuração-relâmpago? A mim, não é. Eu aceito muito bem resultados em 10 dias. Os candidatos e festeiros de boteco que tratem de controlar sua ansiedade. Quero toda essa rapidez na apuração de crimes eleitorais, na apuração de abuso de poder econômico, na apuração das barganhas de votos por cestas e favores, antes que os culpados estejam fora de alcance.

Há pouco tempo, alardeou-se que a aposentadoria passaria a ser concedida em 30 minutos. Ora, as pessoas têm 30 anos ou mais para cuidar disso. Se o benefício sair em uma semana não está de bom tamanho? Eu queria muito é que em 30 minutos se analisassem e julgassem os processos de revisão das minguadas aposentadorias de tanta gente, principalmente daqueles que correm o risco de ir para a cova sem ver o “sim” da Justiça. De minha parte, concordaria até que o benefício demorasse 15 dias, desde que em 30 minutos se detectassem e punissem as intermináveis fraudes que corroem os recursos da Previdência Oficial.

E tem ainda outra maravilha: em um minuto posso entregar minha declaração de renda pela internet!! Não é espetacular? Tudo bem, mas não faço a menor questão de ter minha vida nas mãos da Receita em um minuto. O que eu quero em um minuto é que minhas reclamações cheguem às mãos de quem age ou decide: o presidente, o governador, o prefeito, o tribunal de contas, a fiscalização sanitária, o Procon, o secretário de saúde ou o secretário de segurança pública! E quanto à Receita, prefiro que em um minuto me chegue às mãos a restituição do imposto que paguei adiantado.

Sou a favor da rapidez na burocracia, sim. Mas quero rapidez nas coisas essenciais e não apenas no supérfluo. De que adianta o tiro rápido no alvo errado? É muito rojão para pouco feijão.

Autor: Ricardo Zani. Leia outros textos do autor.
.

Nenhum comentário: