.
Semana de festa para muita gente. Entre os aniversariantes, a loiríssima Cissa (nutricionista em Londrina), a bela fisioterapeuta Gabriela (Londrina/Ibaiti), a animada e poderosa Luana Happy Happy (Brasília) e o Dr. Cláudio de Mauro, linense que já foi prefeito em Rio Claro e hoje está em Brasília, trazendo sua experiência e seus conhecimentos para reforçar a atuação da Agência Nacional de Águas.
Por falar em águas, amigos, vejam essa história. Alguém que mora lá no outro lado da cidade está consumindo hormônios ou alguns medicamentos em excesso. Parte dessas substâncias sempre é eliminada no suor, na urina, etc. O material expelido vai com a água do banho ou no esgoto e parte dele acabará no sistema de captação e tratamento de água da cidade. Depois de muitos processos de purificação, retorna à rede de abastecimento. Mas como os sistemas de filtragem ainda não retêm certos resíduos químicos, os remédios que a pessoa usou vão contaminar a água potável da cidade, ainda que numa fração extremamente pequena. Parece tema de filme de terror ou ficção científica, não é? Mas os Estados Unidos acabam de descobrir que estão acontecendo coisas dessa natureza por lá. Na Filadélfia, por exemplo, foram encontrados 56 produtos farmacêuticos na água. E você, mesmo que seja avesso a qualquer forma de alarmismo, vai se perguntar: se isso acontece com aquela água super-tratada, orgulho dos americanos, o que existirá na água de outros países, captada e tratada sem o mesmo rigor americano? Sem dúvida, é uma boa pergunta. Para adicionar umas "minhocas" em nossa cabeça, e também nos induzir a redobrar os cuidados em nossos hábitos, essa notícia foi divulgada nesta semana. Não é notícia de jornalzinho de bairro. Essa matéria saiu com todas as letras no Jornal Nacional, da Rede Globo. Para quem não viu, transcrevi seu teor em "Fronteiras do Conhecimento".
O nosso Linense segue invicto, liderando a série A3 do campeonato paulista de futebol. Na última quarta venceu em Taubaté e neste domingo pega o Independente de Limeira, em Lins, às 10 horas. Os conterrâneos que moram longe de Lins podem acompanhar o jogo pela internet, com transmissão da equipe esportiva comandada pelo Humberto Abdo. Basta acessar o site da Rádio Alvorada (clique aqui).
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário