BannerFans.com

10 outubro 2007

HOPPER, O PINTOR DA SOLIDÃO URBANA

.

A obra de Edward Hopper, o mais americano dos pintores, está agora exposta em uma grande retrospectiva na National Gallery of Art de Washington, na maior exposição consagrada a ele nos últimos 25 anos nos Estados Unidos.

Apaixonado por cinema, o noir em particular (onde parecia buscar inspiração para sua pintura), Edward Hopper (1882-1967) também foi fonte de inspiração de muitos cineastas, como Alfred Hitchcock, que escolheu a casa de seu filme Psicose (1960) segundo o modelo de uma residência pintada pelo artista.


Noventa e seis desenhos, aquarelas e óleos estarão expostos até janeiro de 2008, entre os quais o famoso Nighthawks (1942), que permite ver, através da janela de um café, um casal iluminado por uma luz pálida.

Poeta realista, simples e enigmático ao mesmo tempo, Hopper, nascido e formado em Nova York, nunca pertenceu a nenhum movimento ou nenhuma escola.

Em 2005, a pintura Chair Car alcançou no leilão da Christie's US$ 14 milhões, um recorde para o artista, que jamais vendera um quadro sequer durante os primeiros dez anos de carreira.

Segundo a Editora Moderna, Hopper é um realista imaginativo, que transpõe para a tela a solidão urbana e a estagnação do homem. Freud e a teoria intuicionista de Bergson exercem forte influência em sua obra. Paisagens urbanas, mas quase sempre desertas, cercadas de certa melancolia e banhadas por uma luz estranha. "Os edifícios, geralmente enormes e vazios, assumem um aspecto inquietante e a cena parece ser dominada por um silêncio perturbador". (Proença, 1990, p. 165). Em sua pintura, de estilo realista imaginativo, as personagens retratadas não olham para o observador da obra, exceto nos auto-retratos.

"Arte individualista, embora com temas identificados aos da Ash-can School. Expressão de solidão, vazio, desolação e estagnação da vida humana, expresso pelas figuras anônimas que jamais se comunicam. Pinturas que evocam silêncio, reserva, com um tratamento suave, exercendo freqüentemente forte impacto psicológico. Semelhança com a pintura metafísica."

Abaixo, reproduções de algumas obras de Hopper: Railroad Sunset, Chair Car, Nighthawks e Eleven A.M. (nesta ordem). Clique sobre as imagens para vê-las ampliadas.

(Escrito por Ricardo Zani)







.

Nenhum comentário: