BannerFans.com

14 novembro 2006

EU GOSTO E RECOMENDO: Eva Cassidy

.
Hoje, começo com uma pergunta ao leitor deste Blog: você já ouviu Diana Krall?

Em caso afirmativo, precisa ouvir também Eva Cassidy. Se ainda não ouviu, não sabe o que está perdendo. Aconselho ouvir primeiro Diana e, depois, Eva. Foi nessa ordem que as conheci. Para quem já gosta da primeira, conhecer a segunda é como descobrir uma deliciosa semelhança ou o refinamento daquilo que já era ótimo (a analogia é por minha conta, já que não tenho nenhuma confirmação de que alguma delas tenha aprendido ou se inspirado na outra).

Eu quis conhecer Diana quando ouvi Arnaldo Jabor recomendando-a num programa de TV a cabo, há alguns anos. Tempos depois, eu estava no Rio e vi o Jabor durante um evento no Leblon (na pré-estréia do filme Lavoura Arcaica). Então, falei com ele para agradecer pelo fato de, um dia, ter-me "apresentado" a Diva.

Bem, acontece que estou falando de Diana pra chegar a Eva.

Mas, afinal, quem é Eva Cassidy?

É tida simplesmente como uma das mais lindas vozes do folk-country dos anos 90. Nascida em Washington DC, em 02/02/1963, foi “descoberta” pelo próprio pai, um professor e amante da música, que fez dela vocalista da banda amadora da família. Pouco depois, passou a fazer back vocal em trabalhos de artistas do nível de Chuck Brown. Este não deixou escapar a oportunidade de cultivar o talento vocal da back. Eva e Chuck gravaram o álbum "The Other Side", em 1992. Depois de uma série de apresentações, o mundo da música se abriu para Eva.

No ano seguinte, após um check-up, Eva se submeteu uma cirurgia (câncer de pele nas costas). Já era tarde... L
ogo depois apareceram dores insuportáveis nos quadris...

Neste mês, faz dez anos que Eva se foi. Deixou este mundo como um talento ainda não realizado em sua plenitude. Ela era, realmente, ótima...

Consegui links para músicas das duas Divas. Escolhi uma canção que foi gravada por ambas, em momentos diferentes, em discos diferentes: Autumm Leaves, que considero uma obra-prima, uma prece musical.

Clique aqui para ouvir Diana Krall


Clique aqui para ouvir Eva Cassidy
.

Nenhum comentário: