BannerFans.com

04 junho 2006

FESTA NO INTERIOR




.
Tirei a manhã deste domingo para ver e fotografar uma autêntica festa no interior, coisa que já não fazia há muito tempo. A cidade de Formosa (GO), viveu o ápice de um dos eventos mais tradicionais da região, a Festa do Divino..

Domingo de céu limpíssimo, centro da cidade lotado, o povo em volta da igreja com traje a rigor e bandeirolas nas mãos e cerca de 350 cavaleiros montados, também com roupas típicas, chegando em grande estilo, para o ritual da "entrega", que encerra o evento depois de quase uma semana de programação. Desfile dos cavaleiros, música, catira, animação, aplausos e missa ao ar livre. Tão simples quanto bonito e tão autêntico quanto incompreensível para um "leigo" como eu.

Por causa da minha ignorância no assunto, fui ver o que diz uma antropóloga estudiosa da festa de Formosa. Com a autoridade de quem pesquisou as raízes dessa festa típica, Lara Santos de Amorim, professora da Universidade de Brasília, diz que a festa do Divino de Formosa é uma manifestação que precisa ser protegida, porque faz parte da identidade cultural do Brasil.

Clique aqui para saber mais.


.

Nenhum comentário: