BannerFans.com

04 maio 2006

A REABILITAÇÃO DO HOMEM QUE DESBRAVOU O INCONSCIENTE HUMANO


.


Eu sempre gostei muito de ler e, durante muitos anos, preferia leituras no campo da psicologia. Obviamente, quando tive a primeira chance de colocar as mãos nos livros de Freud, não perdi um minuto. Eu tinha pouco mais de 20 anos e ainda morava no interior de SP. Mas desde os 14 vinha lendo outros estudiosos do inconsciente. Tudo bem, acho que fiz o caminho inverso, porque talvez fosse mais lógico começar pelo pai da psicanálise... Mas aos 14 anos? "Enlouqueceria" se pretendesse mergulhar nos tomos do mestre... Foi melhor começar pelos autores mais didáticos, que ajudavam a traduzir o pensamento freudiano.

Nessa época, a teoria de Freud já andava meio marginalizada pelas escolas modernas. Entretanto, hoje vejo que se reabilita e renasce, principalmente como a fonte de onde veio luz para iluminar os caminhos agora trilhados pelas correntes contemporâneas.

Agora, aos 150 anos do nascimento de Sigmund Freud, o jornal francês Le Monde está, de certa forma, confirmando essa reabilitação da figura do criador da psicanálise, numa interessante matéria que acaba de ser publicada.
Clique aqui para ler a tradução em português.
.

Nenhum comentário: