BannerFans.com

02 maio 2006

NANOTECNOLOGIA, A PRÓXIMA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA

.
Eu estou terminando um tratamento preventivo numa clínica de Ecologia Médica, aqui em Brasília. Eles trabalham preventivamente, a partir da visão do ecossistema humano e utilizam muito a terapêutica naturalista e o ozônio (em breve, quero voltar ao assunto, para falar aqui sobre os tratamentos à base de ozônio). Bem, mas numa das conversas lá na clínica, surgiram conjecturas sobre o futuro da medicina a partir da nanotecnologia.

Amigos, isso é algo fantástico!! É difícil imaginar a dimensão exata da revolução que a nanociência e a nanotecnologia podem trazer para a medicina, a informática, a indústria e outros setores, mas já vi gente comparando essa revolução ao impacto que o computador produziu na vida moderna. Mas não pensem que estou falando de um futuro distante. Nada disso, a nanotecnologia já está sendo aplicada em algumas áreas e muita gente nem tem conhecimento disso.

Quando voltei da clínica, tive vontade de reler um material que tenho sobre nanociência e nanotecnologia. Podem acreditar, é preciso ler mais de uma vez para a gente começar a perceber o alcance dessas mudanças... Bem, é algo tão fantástico que me pareceu boa idéia compartilhar um pouco dessas informações com quem ainda não conhece. Então, vamos lá...

QUANTO MENOR, MELHOR

Que tudo é feito de átomos, isso todo mundo já deve saber. Agora, o que nem todos sabem é como os cientistas manipulam essas partículas e constróem objetos a partir delas.

Se derem certo as previsões do cientista americano Eric Drexler, no ano 2010 já existirão as ferramentas para erradicar a fome, retardar o envelhecimento, curar doenças e resolver o problema da pobreza no mundo. Tudo isso por meio de técnicas microscópicas que permitirão mover os átomos de um lugar para outro como se fossem tijolos num canteiro de obras. Ele estima que em menos de quinze anos será possível construir minúsculos robozinhos capazes de brincar com as moléculas. Essa tecnologia vai permitir que tudo seja matéria-prima para qualquer coisa.


Em 1959, o prêmio Nobel de Física Richard Feynman (1918-1988) já havia afirmado que manipular átomos era possível. O que então parecia uma previsão sem pé nem cabeça hoje vai ganhando consistência. Essa é a tecnologia do amanhã. Uma palavra grande para a construção das coisas ultramiúdas: nanotecnologia.


LEIA MAIS:

COMO SURGIU A NANOTECNOLOGIA E A GRANDE REVOLUÇÃO QUE PODE SIGNIFICAR.



AO CRIAR PRODUTOS MAIS RESISTENTES DO QUE O AÇO E MILHARES DE VEZES MENORES DO QUE UM FIO DE CABELO, A NANOTECNOLOGIA INAUGURA A ERA DOS OBJETOS INTELIGENTES E DOS REMÉDIOS QUE VIAJAM PELO CORPO.


NANOTECNOLOGIA NO BRASIL. ENTREVISTA COM PROFESSOR DO INSTITUTO DE FÍSICA DA USP.
.

Nenhum comentário: