BannerFans.com

11 abril 2006

TÔ DE VOLTA

.

.
Olá pessoal! Depois de uns 10 dias, estou de volta, com a cabeça arejada, corpo descansado e umas 500 fotos nos quatro cartões das câmeras!! Calma, não vou colocá-las aqui. Só uma ou outra, pra registrar belos lugares do litoral norte de SP, onde fiquei durante oito dias. Essa foto aí, por exemplo, é um dos belíssimos cenários às margens da BR 101 (Rio-Santos), entre Ubatuba e Parati, onde existem praias paradisíacas (CLIQUE AQUI PARA VER A IMAGEM AMPLIADA, COM MÚSICA).

Não vou “encher” vocês com aqueles relatos minuciosos de turista caipira, que cansam e invejam os leitores e ouvintes que não puderam ir. Ficarei só no resumo da ópera. Vamos lá:

LITORAL NORTE DE SP – uma coleção de praias lindas, cenários paradisíacos e lugares gostosos. Pra mim, que há muitos anos preferia só Rio e litoral catarinense, foi uma redescoberta!!

UBATUBA – coração do litoral norte. Só no município, são mais de 70 praias – e bonitas!!. Não vi poluição nem exploração comercial. Nem violência ou sacanagem, como se vê no Rio. Nem a improvisação e a preguiça que se vê em alguns lugares ao nordeste. Nem falta de organização e de estrutura que se vê em outros cantos... Perfeito para quem quer paz, beleza e qualidade!! Foi bom ouvir os comentários do Isaac, meu irmão, que é “freguês” do lugar. Eu também fiquei freguês!

HOTEL – Na baixa estação dá pra conseguir hoteis interessantes com excelentes descontos. Descolei o Porto di Mare, na praia da enseada. Dentro da praia, Ap de frente pro mar. A dona Alba, a simpática italiana que é dona do hotel, deu um desconto de 50% nas diárias!

RIO-SANTOS – Só a BR 101, com suas curvas deliciosas margeando o litoral e desfilando cenários de tirar o fôlego, já é um passeio privilegiado!

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR – entre Ubatuba e Taubaté, passa-se pelo parque, na Serra do Mar. Um santuário ecológico!! Pra subir a Serra, o carro será bem exigido. Em pelo menos quatro pontos da rodovia, é quase obrigatório usar a primeira marcha... e pisando com vontade, senão o motor morre e aí você tá no sufoco! Não dá pra arriscar com pneus lisos e chuva.

PARATI – bem perto, só 72 km de Ubatuba. Mas lá é outra história, em todos os sentidos. A cidade parece não estar sendo bem cuidada. O surto da dengue está por lá. Desisti de me hospedar em Parati. Fui apenas para um passeio de poucas horas (com repelente na pele, depois de tomar umas cápsulas do complexo B, que também está sendo usado como repelente do mosquito aedes).

DENGUE – O mosquito proliferou muito no último verão. Fiquei assustado com as coisas. Não dá pra parar numa cidade antes de saber como está a dengue por lá. Parati, Triângulo Mineiro, São José do Rio Preto são exemplos de altíssimos índices de dengue nesses primeiros meses do ano. Não se engane. A dengue pode maltratar muuuuuito mais que uma simples gripe (meu filho teve neste ano e me contou como foi). Tem um detalhe> muita gente contrai a dengue e deixa de informar à rede pública, o que distorce as estatísticas. Só pra você ter uma idéia: as estatísticas oficiais registram 7.000 casos no triângulo mineiro neste ano. Pois bem, agora o que se vê na realidade: só em Uberaba, fala-se em 40.000 casos!!! Não há médicos para atender os doentes, porque os médicos estão com dengue (isso deu no Jornal Nacional de 10/4/2006!!!!!). Cadê as autoridades da saúde pública?????????????

RIBEIRÃO PRETO – viajando de carro de Brasília para o litoral norte de SP, é escala obrigatória pra mim. Na ida e na volta, parei lá pra “abastecer” (é claro, no Pinguim, conhecido como o melhor chope do Brasil...).

.

Nenhum comentário: