BannerFans.com

08 novembro 2005

MOTORES: VEM AÍ O VW 1.4 COM 169 CAVALOS !


O que você acha de comprar um VW Golf com motor 1.4 ? Se você imagina que seria um carro frouxo, com pouco motor, pode estar completamente enganado!

Fiquei impressionado com as informações sobre o novo motor 1.4 Twincharger que a VW desenvolveu na Europa. Equipado com esse propulsor, o Golf chega com 169 cavalos, arranca de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, com a máxima de 220 km/h, torque de 24 mkgf a partir de 1.750 rpm, o que deixa de ser uma curva para se tornar um "planalto de torque", com distribuição por igual até os 4.500 giros.

Quer mais? Em algumas retomadas é mais rápido que o Golf 2.0 aspirado... É mole? Ah, faltou falar do consumo: 10,4 km/l na cidade e 16,9 em estradas, pelo padrão de medição europeu.

A primeira dúvida que me ocorreu foi sobre a durabilidade. Seria um desses motores que andam muito e encerram a carreira muito cedo? O fabricante avisa que testou 250 carros com esse motor durante 300.000 km. Bem, basta lembrar que, se não prestasse, a fábrica não o colocaria em seu mundialmente consagrado Golf a partir de lançamentos na Europa.

Só falta saber qual é o segredo de um motor relativamente pequeno que consegue tal desempenho. Aí é quea gente vai entender o nome do motor: twincharger, ou seja, é equipado com compressor e turbo, que trabalham combinados.

Isso resolve o velho dilema: turbo é bom em alta rotação mas atrapalha em baixa. O compressor funciona bem em baixa, mas amarra em alta. O que a VW fez? Utilizou os dois recursos, gerenciados para entrarem em ação cada um a seu tempo, conforme o regime de rotação. Quando o compressor está em ação, a turbina fica desativada e vice-versa. O resultado parece ser um salto em tecnologia !

Se vamos ter motores VW 1.6 e 2.0 com o twincharger? Eu não tenho dúvidas. É só uma questão de tempo...

.

Nenhum comentário: