BannerFans.com

11 agosto 2005

TEMOS MAIS UM VIZINHO: É O 10º PLANETA

DESCOBERTO MAIS UM PLANETA NO SISTEMA SOLAR

Pessoal, essa é bem interessante. Sabe aquela sensação estar morando há muitos anos no mesmo lugar e, de repente, descobrir que você não conhece a vizinhança ?

Pois é, estamos há milhares de anos aqui e ainda não conhecemos todos os vizinhos. Acaba de ser descoberto mais um planeta no nosso sistema solar. É o décimo, que tem dimensões iguais ou maiores que Plutão e leva 560 anos para completar uma volta ao redor do Sol. Mas o fato traz à discussão uma antiga polêmica: Plutão deve mesmo ser considerado um planeta? Com a descoberta do novo planeta, Plutão está correndo o risco de ser rebaixado

A notícia foi publicada no caderno Folha Ciência, do jornal Folha de S.Paulo, em 30 de julho último. Eis um resumo:

" Um trio de cientistas nos Estados Unidos anunciou a descoberta do décimo planeta no Sistema Solar. Seu nome oficial por enquanto é 2003UB313, mas os astrônomos já submeteram uma sugestão mais charmosa para batizar o astro, que está sendo neste momento avaliada pela IAU (União Astronômica Internacional), órgão responsável pela categorização de novos objetos.


Um anúncio sumário de sua descoberta figurava no site de um dos astrônomos (www.gps.caltech.edu/~mbrown/) antes mesmo da entrevista coletiva conduzida ontem às pressas no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa), em Pasadena, na Califórnia.

O planeta gira ao redor do Sol a cada 560 anos, a uma distância de 14,5 bilhões de quilômetros da estrela (Plutão, em comparação, fica a 5,6 bilhões de quilômetros). Sua descoberta foi dificultada, segundo Brown, pela órbita do astro, que tem uma inclinação de 45 com relação à dos demais planetas, inclusive a Terra.

O trio estima que o objeto tenha uma vez e meia o diâmetro de Plutão, o que lhe dá uma boa base para defender que o novo astro deve figurar como planeta.

De uma década para cá, o status planetário de Plutão tem sido intensamente debatido na comunidade astronômica. Descoberto em 1930 ele é o menor planeta do Sistema Solar, com cerca de 2.250 quilômetros de diâmetro. É menos da metade do diâmetro do segundo menor planeta, Mercúrio, que tem aproximadamente 4.880 quilômetros de largura. Para que se tenha uma idéia, Plutão é menor até mesmo que a Lua. E o pequeno planeta passou a ser ainda mais ameaçado quando se confirmou que ele é apenas mais um objeto do cinturão de Kuiper -uma faixa no Sistema Solar além da órbita de Netuno (o oitavo planeta) composta por uma infinidade de pedregulhos de gelo. É lá que residem os cometas que, vez por outra, passam pelas imediações do Sol e oferecem espetáculos nos céus da Terra.

Ainda assim, a IAU preferiu manter o status de Plutão como o nono planeta, por razões históricas. De certo modo, isso criou um limite mínimo de diâmetro para o que se deve considerar um planeta. O que for maior que Plutão é planeta. O que for menor, não é. Nos últimos anos, os astrônomos encontraram vários dos chamados KBOs (objetos do cinturão de Kuiper, na sigla em inglês) com dimensões similares à de Plutão, ainda que menores que ele. O próprio Brown, em 2004, havia anunciado a descoberta de um objeto que eles batizaram de Sedna, com uns 1.700 km de diâmetro.

Para Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, do Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro, o achado evoca velhas lembranças. "Quando, 50 anos atrás, eu entrei para o Observatório Nacional e defendi os estudos do Sistema Solar, diziam que nada mais havia para ser descoberto no nosso sistema planetário e que o último planeta era Plutão", disse à Folha. "No Observatório Real da Bélgica, o meu professor Silvan Arend mostrou inúmeros cálculos através dos quais esperava localizar outros planetas além de Plutão ou na vizinhança dessa região. As suas observações não davam resultados porque não possuía as tecnologias atuais. Neste momento volto o meu pensamento para ele. Ele tinha razão."Para cima ou para baixo?O achado apresenta, na verdade, uma situação bem incômoda para as convenções astronômicas. A IAU agora vai ter de se decidir de uma vez por todas: ou muda seus critérios e "rebaixa" Plutão à mera categoria de KBO, deixando o Sistema Solar com nove planetas, ou eleva o 2003UB313 à categoria planetária, deixando o Sol com uma família de dez. "

Nenhum comentário: