BannerFans.com

11 agosto 2005

LATA DE CERVEJA COM LACRE:
RESOLVE UM PROBLEMA E CRIA OUTRO?

Pessoal, quero dividir com vocês algumas dúvidas e preocupações que talvez sejam do interesse de muitos.

Há tempos, compro cerveja em lata. Agora, recentemente, quando vi uma marca colocar no mercado latas com lacre sobre a tampa, achei ótima a iniciativa do fabricante (é o caso da Itaipava). Essa medida evita o acúmulo de resíduos e sujeira na tampa da lata, um risco real durante o transporte, armazenamento e até mesmo no momento de abrir aquela lata que passou horas dentro de um nauseabundo isopor com gelo & outros bichos em algum quiosque ou pescaria da vida.... Além disso, o lacre elimina aquela temida hipótese (ou lenda?) da contaminação fatal por urina de rato quando as latas são armazenadas em más condições..

Mas tem o outro lado da questão. Nada contra a marca. Aliás, as últimas caixas que comprei foram consumidas rapidamente. A Itaipava estava realmente gostosa. Tão boa que num sábado desses, aqui em casa, eu fui um pouco além da conta.

Depois, durante a madrugada, acordei sentindo-me mal. Nada parecido com o quadro típico de embriaguez ou ressaca. O que percebi foram sintomas estranhos. Dormência em algumas partes do corpo, percepção alterada, pé ou mão com a resposta retardada, sensação de descoordenação motora, enfim, sinais de alterações neurológicas que me assustaram.

Como esses sintomas podem ser indícios de coisa séria, cheguei a me levantar, pensando em procurar um hospital. Felizmente, na medida em que foi amanhecendo, os sintomas foram diminuindo e depois, ao longo do dia, fui melhorando (eu sei que alguém aí deve estar concluindo que eu bebi demais, fiquei mamado e alucinei na madrugada... rsss... mas não foi bem isso, estou acostumado a beber cerveja há mais de 20 anos).

Como não percebi alterações na pressão arterial, passei o dia pensando nas demais hipóteses e procurando entender o que havia acontecido. Tudo que comi e bebi, a pessoa que me acompanhava também comeu e bebeu, sem apresentar aqueles sintomas. Exceto a cerveja, que só eu bebi, e muito. Pior ainda: sem usar copo, “mamando” direto na lata sem maiores preocupações, já que estava usando embalagem lacrada.

Então, fui examinar as latas que ainda estavam na geladeira. Foi aí que notei alguns detalhes, possivelmente associados ao processo de colocação dos lacres metálicos. Parecem ser colocados com algum tipo de prensa, mas muitos lacres mostram pequenos pontos de ruptura ao longo da circunferência que se forma sobre o aro da lata. Talvez por excesso de pressão ou de atrito no momento da fixação do lacre.

Aí, removi os lacres e esfreguei um guardanapo branco sobre o aro da lata e as superfícies vizinhas. Então pude ver que, às vezes, a tampa da lata solta um resíduo escuro ou amarelado.


Não sei o que pode ser. Posso estar exagerando ou até muito enganado com essas desconfianças. O fato é que suspeitei de resíduos de alumínio e de fragmentos da tinta dourada que existe na face externa do lacre. Indaguei-me se, na hora de lacrar, o esmagamento da película contra o aro da lata possa deixar resíduos metálicos e resíduos da tinta.

Aí a gente pára pra pensar e se lembra de tudo que se lê e se ouve sobre os metais pesados, hoje tão conhecidos que a boa profilaxia recomenda aposentar panelas de alumínio e manda ter cuidado com tinturas de cabelo que contenham chumbo como elemento fixador, afastar das crianças brinquedos e utensílios pintados com as velhas tintas à base de chumbo, redobrar os cuidados com as restaurações dentárias à base de mercúrio, etc etc

Como não mandei as latas para nenhum laboratório, não posso ter certeza de nada. Só tenho certeza de que bebi na lata e depois tive sinais de alterações neurológicas (que são comuns em diversos quadros de contaminação por metais pesados).

Enfim, poucas certezas e muitas dúvidas. Dúvidas como, por exemplo: o lacre da cerveja é aluminizado? A tinta que reveste o lado externo do lacre tem chumbo em sua composição? Que outros elementos ou metais podem deixar resíduos na tampa da lata? As outras latas, sem lacre, também soltam esses resíduos?

São dúvidas às quais vale a pena prestar atenção. Enquanto eu não tiver respostas seguras, prefiro redobrar os cuidados. Não abandonei a latinha com lacre, mas passei a ter o cuidado de limpar muito bem sua tampa antes de abrir. E beber somente no copo.

Se alguém tiver informações mais concretas sobre o assunto, por favor, compartilhe com a gente.

(by ®ic@rdo)

Nenhum comentário: