BannerFans.com

12 julho 2005

QUAL É A SUA IDADE VERDADEIRA ?

Nas últimas semanas, comecei a fazer meus exames periódicos de saúde. Aqueles exames preventivos, que a gente passa a fazer uma vez por ano, quando atinge uma certa idade, rsss.... Consulta no cardiologista, urologista, ecocardiograma, eletrocardiograma, teste de esforço, PSA, hemograma com dosagem do colesterol, etc, etc (já sei, você vai dizer que eu não mencionei o exame clínico do urologista... tudo bem, acho que omiti porque é um exame muito mais desagradável do que os outros... E tem outra coisa: se vc insistir na pergunta, é porque gosta do exame ou porque ainda não chegou sua vez, rsss....).

Então, nessas ocasiões a gente fica pensando nos acertos e nas falhas da medicina clássica. Prefiro me concentrar nos acertos e nos avanços dos setores alternativos. Falo das novas áreas, das novas fronteiras da medicina, aqueles setores que estão olhando bem adiante e trabalhando com a certeza de que nem tudo foi descoberto. A medicina ortomolecular, por exemplo. Ela nem é completamente reconhecida ainda. Mas está abrindo possibilidades e avançando no sentido de retardar o envelhecimento.

Foi a partir dela que surgiu um conceito revolucionário. O conceito de idade biológica, que começa a se diferenciar e até se sobrepor ao conceito e à importância da idade cronológica. Já estão sendo criados até testes para determinar a idade biológica de cada pessoa. Ou seja, com esses avanços, aos poucos vai perdendo importância a idade cronológica que as pessoas têm. Em seu lugar, ganha terreno o conceito de idade biológica, uma dimensão de idade que pode ser maior ou menor que a dimensão cronológica.

São temas tão avançados quanto interessantes e úteis. Por isso, estou colocando aqui três links de matérias que ajudam a compreender o assunto. Se quiser saber mais, clique em cada um dos títulos acima e... diga adeus ao envelhecimento.

Nenhum comentário: