BannerFans.com

20 julho 2005

JOHN NASH, A VIDA DE UM GÊNIO ESQUIZOFRÊNICO NO CINEMA (clique aqui)

Só assisti a esse filme agora, recentemente. Perdi o lançamento, que foi há um bom tempo. Achei muito bom e, a exemplo da crítica especializada, eu recomendo.

Conta a vida do matemático americano John Nash, uma história original e interessante (Prêmio Nobel de Matemática em 1994). Sua vida oscilou entre o desempenho brilhante em um reduto de gênios (Universidade de Princeton) e a doença mental, que o fazia acreditar que tinha sido escolhido por alienígenas para salvar a Terra. Levada para o cinema, a história resultou no excelente filme Uma Mente Brilhante, ganhador de 4 Oscar.

No filme, John Nash é interpretado por Russell Crowe. É um estudante que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas o brilhante Nash vai-se transformando em um sofrido e atormentado homem, que chega a passar por torturantes sessões de eletrochoque. Depois de muitos anos, surpreendentemente a esquizofrenia regride e ele consegue retornar à sociedade e acaba premiado com o Nobel (clique no título para ler um pouco da biografia do matemático).


<> <> <> <> <> <> <>

Nenhum comentário: